domingo, 12 de junho de 2011

Manicômio Fiscal XII

Local: uma pequena cidade de Santa Catarina. Cenário: Prefeitura - Central de Atendimento ao Contribuinte. Personagens: um alemão zangado (seria pleonasmo?) e a atendente.
Sobe o pano.
Alemão - Bom dia! Eu querro pagar duas vezes a taxa de coleta de lixo.
Atendente (confusa) - O senhor quer pagar duas vezes a taxa de coleta de lixo?
Alemão (irritado) – A senhorra é burra mesmo! Serrá que vai ficar repetindo o que eu falo?
Atendente (constrangida) – O senhor me desculpe, mas nunca vi ninguém querendo pagar duas vezes um tributo.
Alemão – Pois eu querro pagar duas vezes. Faz favor de fazer guia.
Atendente – Mas meu senhor, a taxa é uma só...
Alemão – Mas eu querro pagar duas!
Atendente – Por que o senhor quer pagar duas vezes?
Alemão – Porque eu querro que o caminhon recolha o lixo da minha casa duas vezes por semana. O caminhon só passa na segunda-feirra e eu querro que passe também na quinta-feirra.
Atendente – Mas... Isso é impossível...
Alemão – Por que impossível se eu vou pagar duas vezes a taxa?
Atendente – O senhor não pode pagar duas vezes. A taxa é uma só!
Alemão – A senhorra é burra mesmo! Será que eu não falar português clarro? Eu querro pagar duas taxas parra aumentar o serviço de pegar o lixo da minha casa!
Atendente – Se a finalidade é de melhorar o serviço, o senhor procura a Secretaria de Urbanismo... Talvez eles possam quebrar o galho...
Alemão (furioso) – O quê!!! Quebrar a galho!!! Eu não querro favor de ninguém!! Eu querro pagar!!
Atendente – Mas meu senhor, mesmo que o senhor pague duas vezes, se fosse possível, o serviço seria o mesmo.
Alemão – A senhorra pensar que eu ser burra? Depois de pagar, vou no serviço de caminhon, provo que paguei e mando tirrar lixo duas vezes.
Atendente – Infelizmente não posso fazer isso.
(O alemão respira fundo, olha para o alto, procura acalmar-se)
Alemão – O Hermann está aí?
Atendente – O Prefeito?
Alemão – Porracaso tem outro Hermann na Prefeitura?
Atendente – Bem... Acho que o Prefeito está lá no Gabinete... O senhor conhece ele?
Alemão – Hermann ser filho do meu amigo Johann; Hermann também ser outra burra mesmo, mas pelo menos posso falar com ele em alemon e ele vai entender o que eu querro... Por que... A senhorra não entender nada... É burra mesmo!
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário