quarta-feira, 20 de julho de 2011

Manicômio Fiscal XXI

Cenário: Gabinete do Secretário Municipal de Fazenda. Personagens: Secretário e empresário local.
Sobe o pano.
Empresário – Como vai? Eu estava com o Prefeito e ele me mandou falar com você pra resolver um problema.
Secretário – Pois não, pode sentar-se... Qual é o problema?
Empresário – É pra você cancelar o IPTU do meu terreno ali da Avenida Central... Aquele que fica do lado do meu supermercado... Sabe qual é?
Secretário – Sei... Um terrenão vazio...
Empresário – Este mesmo! São dez mil metros de área, mas todo murado!
Secretário – Eu sei... Fica em frente do Banco do Brasil...
Empresário – Isso!! Você pode providenciar o cancelamento do IPTU, eu estou com um pouco de pressa...
Secretário – Mas... Não entendi... Cancelar o IPTU por quê?
Empresário – Ora, porque é uma propriedade de produção agrícola... Você não sabia?
Secretário – Agrícola? Olha, isso é novidade...
Empresário – É claro! Pouca gente sabe por que ele é todo murado e ninguém vê o que eu faço lá dentro.
Secretário – E o que o senhor faz?
Empresário – Ora, cultivo abóboras!
Secretário – Abóboras? Ali no terreno?
Empresário – Exatamente! Puxa! Eu devia ter lhe trazido uma bela moranga! Uma moranga na carne seca é uma delícia... Depois eu mando o rapaz lhe trazer uma.
Secretário – Obrigado, mas eu não posso cancelar o IPTU... É um terreno urbano! Está localizado bem no centro da cidade, na avenida principal!
Empresário – Que é isso, Secretário! Não estou aqui pra ensinar pai nosso ao vigário, você sabe que área de produção agrícola não paga IPTU, paga ITR!
Secretário – O terreno é cadastrado no INCRA?
Empresário – É claro! Não sou bobo! Está tudo direitinho no INCRA.
Secretário – Mas meu senhor! Aquele terreno é um dos mais valorizados da cidade!
Empresário – Um dos mais não! O mais valorizado!! Já recusei milhões por ele!!
Secretário – E mesmo assim o senhor não quer pagar o IPTU?
Empresário – Lógico que não!! Lei é lei!
Secretário – E quanto o senhor produz de abóboras?
Empresário – Bem... Mais ou menos duas por mês...
Secretário – Duas toneladas?
Empresário – Não!! Duas dúzias. E vendo tudo para o meu supermercado...
Secretário – Que fica do lado do terreno...
Empresário – Exatamente! Não tenho nem despesa de frete.
Secretário – E o senhor paga o ITR?
Empresário – Claro que não!! Eu sou isento.
Secretário – Isento?
Empresário – Isso! Isento! Eu sou um pequeno produtor rural. Mas veja logo esse cancelamento por que eu estou com um pouco de pressa... Posso usar o meu celular?
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário