domingo, 7 de agosto de 2011

Manicômio Fiscal XXIV

Cenário: Sala da Telefonista do setor de Posturas. Personagens: Telefonista e, do outro lado da linha, um cidadão que tem a mania de repetir a resposta recebida quando faz uma pergunta.
Sobe o pano.

Telefonista – Setor de Posturas, bom dia, em que posso ajudá-lo?
Cidadão – Eu quero fazer uma denúncia... Um sujeito abriu uma oficina aqui na Rua dos Caracóis e conserta os carros na calçada. Os transeuntes são obrigados a andar na rua, correndo o risco de atropelamento. A calçada fica cheia de óleo, tudo sujo, um absurdo!
Telefonista – Perfeitamente! O seu nome completo, endereço e CPF, para registrarmos a ocorrência.
Cidadão – Registrar a ocorrência... Mas eu não quero me identificar... Sou vizinho e o sujeito é mal-encarado.
Telefonista – Então não é possível registrar a ocorrência.
Cidadão – Não é possível... Então não acontece nada?
Telefonista – Só podemos enviar uma viatura no local se houver identificação do denunciante.
Cidadão – Se houver identificação... Mas a fiscalização não pode vir até aqui dar uma olhada?
Telefonista – A fiscalização só sai se houver denúncia.
Cidadão – Se houver denúncia... Mas eu estou denunciando!
Telefonista – Essa denúncia é desconsiderada por que o senhor não se identificou.
Cidadão – Não se identificou... Então, fica por isso mesmo?
Telefonista – Perfeitamente! Fica por isso mesmo.
Cidadão – Fica por isso mesmo... E se eu telefonar para o Prefeito?
Telefonista – O Gabinete do Prefeito vai atender e transferir a ligação para este ramal.
Cidadão – Para este ramal... E aí vocês tomam uma providência?
Telefonista – Perfeitamente! Vamos pedir a sua identificação.
Cidadão – A sua identificação... Então, não posso fazer nada para que vocês tomem alguma providência?
Telefonista – Bem, se o senhor não quiser se identificar pode ligar para o Disque Denúncia. Eles não exigem identificação do denunciante.
Cidadão – Disque Denúncia... E eles mandam a denúncia para a Prefeitura?
Telefonista – Perfeitamente! Vai para o Gabinete do Prefeito e o Chefe de Gabinete distribui as denúncias pelos setores responsáveis. Isso funciona muito bem.
Cidadão – Funciona muito bem... Está ótimo! A senhora garante que neste caso a fiscalização vai agir?
Telefonista – Perfeitamente! Vai ser montado um processo, o chefe encaminha para um Fiscal e esse verifica no Cadastro a situação do estabelecimento.
Cidadão – Situação do estabelecimento... Mas, minha senhora, aqui não tem estabelecimento nenhum! Como eu disse, o sujeito funciona na calçada.
Telefonista – Sem alvará?
Cidadão – Sem alvará, sem coisa nenhuma!
Telefonista – Ah! Se nada constar no cadastro, o processo será arquivado.
Cidadão – Processo será arquivado... Então, não vem ninguém até aqui?
Telefonista – Como já estou cansada de dizer, a fiscalização só atenderá a denúncia se o senhor se identificar. O senhor deseja mais alguma informação?
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário