sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Manicômio Fiscal XXIX

Cenário: Prefeito eleito, está na hora de formar a equipe. O Prefeito eleito recebe em sua casa o líder de um partido que apoiou sua candidatura.
Sobe o pano.
Prefeito eleito – Bem, vamos deixar as piadas de lado (eu não aguento mais de rir) e vamos tratar de negócios. Conforme combinamos antes, você tem a Secretaria de Educação, de Saúde e de Esporte...
Líder – Eu queria a Secretaria de Finanças...
Prefeito eleito – Finanças não! Eu falei desde o início que se eu fosse eleito o Secretário de Finanças seria escolha minha, particular!
Líder – E você já tem o nome?
Prefeito eleito – Bem... Eu não devia falar, mas, confidencialmente, vou te dizer: é um amigo ex-bancário, que já me quebrou grandes galhos na época que era gerente de banco. Perdeu o emprego exatamente por isso, coitado.
Líder – Está certo, não vamos discutir... É a hora da reciprocidade, não é mesmo?
Prefeito eleito – Sabia que você entenderia. Quem você tem para Secretário de Educação?
(O líder tira um papel do bolso)
Líder – Tenho aqui três nomes para indicar: Dona Pimpolha, minha secretária, gente fina e confiável. Professora Ritinha, lá da minha comunidade, dá aula de artesanato e todo mundo gosta dela. E Dona Amargosa, minha patroa.
Prefeito eleito – Sua patroa é professora?
Líder – Não, é do lar, mas manda pra cacete! Não dá mole pra ninguém!
Prefeito eleito – Escuta, eu conheço a Dona Amargosa e sei que você sofre nas mãos dela. Eu me lembro daquela vez que ela botou você pra correr a chineladas.
Líder – E na Câmara! Todo mundo viu! Quer prova maior do gênio dela?
Prefeito eleito – Eu não sei... Ela vai brigar com todo mundo...
Líder – Ela não briga! Ela bate em todo mundo! Mas, na verdade, eu prefiro que você nomeie a Pimpolha, minha secretária.
Prefeito eleito – Ô cara! Todo mundo sabe que a Pimpolha tem caso com você. Se eu nomeá-la a Dona Amargosa vai se enfurecer e partir pra cima da Pimpolha. E pode sobrar pra mim!
Líder – A primeira parte vai acontecer mesmo. Agora, brigar com você ela não vai não. Ela é fera, mas não é burra, sabe que em prefeito não se bate.
Prefeito eleito – Está certo, mas imagina a situação, Secretária apanhando da mulher do líder do governo! Esposa versus amante, uma confusão da peste!
Líder – E com risco da Pimpolha morrer! Amargosa quando bate é pra valer!
Prefeito eleito – Então! Piorou a zorra!
Líder – Mas esse é o esquema!
Prefeito eleito – Que esquema?
Líder – Amargosa mata Pimpolha. Amargosa é presa e eu fico livre da Pimpolha, que já está me incomodando.
Prefeito eleito – E é isso que você quer?
Líder – Claro! Fico livre das duas e você nomeia a Professora Ritinha. Você conhece ela?
Prefeito eleito – Não, não sei quem é.
Líder – Você vai conhecer! É uma coisinha linda. Uma gracinha!
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário