quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Manicômio Fiscal XXVIII

Cenário: uma grande sala com mais de trinta mesas, todas ocupadas por servidores, e por entre elas um febril movimento de pessoas, portando documentos e processos, todos falando ao mesmo tempo, gritando alguma coisa, às vezes dando risadas e gargalhadas, uma barulheira infernal! Personagens: em uma das mesas, um servidor novato, aturdido e perplexo, sem ainda saber o que fazer. Aproxima-se outro servidor, já antigo.
Sobe o pano.
Antigo – Olá! Seja bem-vindo! Você trabalhava no Gabinete, não é?
Novato – O quê? Não ouvi!
Antigo (gritando) – Você trabalhava no Gabinete?
Novato – Isso! Fui mandado pra cá!
Antigo – Por quê?
Novato – Tive que ceder a minha mesa ao filho de um amigo do Prefeito.
Antigo – Entendo... Está gostando daqui?
Novato – Bem... É diferente... Muito barulho...
Antigo – Vai se acostumando... É muito trabalho!
Novato – É o quê?
Antigo – Muito trabalho!! Trabalho!!
Novato – É, já percebi, mas até agora não fiz nada!
Antigo – Você tem que entrar na roda! Tem que participar!
Novato – Mas não sei qual é a minha função, ninguém me disse nada!
Antigo – E ninguém vai dizer! Você tem que enfiar a cara!
Novato – Enfiar a cara aonde?
Antigo – Vai lá naquela mesa grande, pega um processo, examina, despacha, é assim!
Novato – Qualquer processo?
Antigo – Qualquer um! Vou te dar uma dica: pega processo grande, de capa velha! Processo pequeno, de capa nova, é uma merda!
Novato – Por quê?
Antigo – Ora, processo grande é só empurrar com a barriga, despacha qualquer coisa, ninguém vai resolver mesmo! Processo novo, você tem que instruir, dá um trabalho danado! E sempre tem alguém querendo saber dele!
Novato – Processo velho ninguém procura?
Antigo – Muito difícil! O interessado já desistiu ou já morreu.
Novato – Legal! Obrigado pela dica... Vou lá pegar um processo...
Antigo – Pega um bem grande, amarrado com barbante, capa rasgada, são os melhores.
Novato – Escuta, posso te perguntar uma coisa?
Antigo – Pergunta!
Novato – Desde que eu cheguei aquele sujeito lá, está vendo? Daquela mesa lá no fundo... Ele fica acenando pra mim, parece que está me chamando, quem é ele?
Antigo – Ah! Aquele é o chefe. Mas não se preocupa, finge que não vê.
Novato – Mas eu não tenho que falar com ele?
Antigo – Tem não! Ele vive chamando a gente, mas ninguém vai!
Novato – Mas não fica chato eu não atendê-lo?
Antigo – Olha, vou te dar outra dica: não dá mole pra chefe não!
Novato – Por quê?
Antigo – Porque chefe tem mania de dar ordens! E se você bobear, ele vai te encher de processo novo, entendeu?
Novato – E se ele vier até aqui falar comigo? Não vai ficar chato?
Antigo – Ah, ah! Este perigo você não corre! Ele não deixa aquela mesa de jeito nenhum!
Novato – Por quê?
Antigo – Porque alguém pode ver a mesa vazia e pegar o lugar dele! Entendeu o esquema?
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário