terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Manicômio Fiscal XXXVII

Os Fiscais de todas as categorias de um Município resolveram fazer greve geral pelo não pagamento da produtividade. Invadiram a Câmara dos Vereadores a ali promoveram suas assembleias. Cenário: plenário da Câmara. Personagens: Presidente do Sindicato dos Fiscais, dois Vereadores, dois empresários e, representando a Prefeitura, o assessor do subchefe da Subsecretaria de Finanças. A plateia repleta de Fiscais.
Sobe o pano.
Presidente do Sindicato – Por favor, colegas!! Um pouco de silêncio!! Sou a favor da manutenção da greve!! O Prefeito nada respondeu sobre as reivindicações da categoria!!!
(aplausos e gritaria)
Vereador I – Companheiros e Companheiras!! Eu, Vereador Tibúrcio, estou junto nesta luta pela valorização dos servidores fiscais! O meu partido sempre foi a favor do direito de greve! Apoio a proposta que a greve continue!
(aplausos e gritaria)
Vereador II – Camaradas Fiscais!! Eu, Vereador Luizinho do Peixe, repudio a posição assumida pelo Prefeito!! O meu partido estará sempre ao lado dos menos favorecidos! A greve deve continuar!!
(aplausos e gritaria)
Representante da Prefeitura – Minha gente!! Calma por favor!! Depois do início da greve a arrecadação caiu brutalmente!! A cidade está um caos!! Ninguém respeita mais nada!! Retornem ao trabalho pelo bem da cidade!! O Prefeito promete conversar se todos voltarem ao trabalho!!
(vaias e gritaria)
Empresário I – Senhoras e senhores Fiscais!! Nós da Associação Comercial apoiamos essa greve e que ela permaneça o tempo que for até o pagamento da produtividade!!
(aplausos e gritaria)
Empresário II – Cidadãs e Cidadãos Fiscais!! Como representante dos camelôs e cameloas desta cidade, apoiamos a greve!! Ao contrário do que disse o representante da prefeitura, nunca a cidade esteve tão tranquila para trabalhar, sem atritos e correria!
(alguns aplausos e muita gritaria)
Representante da Prefeitura – Minha gente!! Os lojistas estão reclamando da invasão dos camelôs por falta de fiscalização!! Tem camelô até aqui dentro da Câmara! Olha lá um, vendendo água mineral!!
(o camelô fingiu que não era com ele)
Empresário I – Senhoras e senhores Fiscais!! Nós da Associação Comercial sugerimos colocar a Guarda Municipal no controle dos camelôs, mas as lojas só podem ser fiscalizadas por Fiscais de Posturas e Vigilância Sanitária!! E damos todo o nosso integral apoio que esses Fiscais permaneçam em greve!!
(alguns aplausos e gritaria)
Presidente do Sindicato – Colegas!! Atenção!! Acabo de saber que o Presidente da Câmara e o Prefeito pediram ao Governador que envie a Polícia Militar para nos expulsar daqui!!
(muita gritaria)
Empresário I – Senhoras e senhores Fiscais!! Nós da Associação Comercial consideramos uma afronta essa atitude do Prefeito! Pois que os Fiscais enfrentem a Polícia Militar!! (e cantou o refrão:) “Fiscal morto ou ferido jamais será vencido – Fiscal morto ou ferido jamais será vencido”.
(uns dois da plateia repetiram o refrão. O restante ficou calado)
Vereador I – Companheiras e Companheiros!! Eu, Vereador Tibúrcio, terei que me ausentar por força de compromissos assumidos, mas coloco esta Casa à disposição de todos vocês. Tragam a família!! Tragam as crianças!! A Polícia não atacará crianças!! Desejo boa sorte!! (e foi embora)
(silêncio na plateia)
Vereador II – Camaradas Fiscais!! Eu, Luizinho do Peixe, sou obrigado a deixar o recinto porque, neste momento, é mais importante a minha presença junto às autoridades tentando convencê-las a aceitar suas legítimas reivindicações. Mas saibam que o meu partido nunca os abandonará!!
(algumas vaias)
Empresário II – Cidadãs e cidadãos Fiscais!! Como representante dos camelôs e cameloas da cidade, tenho agora que me retirar para poder trabalhar, mas tenham a certeza do nosso apoio à greve e que ela continue!! Só lamento que a Guarda Municipal não tenha aderido à greve (e foi embora).
(sem aplausos nem gritaria)
E o que restou foi um grupo de Fiscais.  
Desce o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário