sexta-feira, 8 de junho de 2012

Obituário de jornal futurista:

Morre o último fumante do planeta

Foi encontrado ontem na Ilha de Martim Vaz, o corpo do último fumante do planeta. Conhecido pelo cognome de O Homem Fumaça, o último fumante tornou-se famoso há trinta anos, ao ingressar na Justiça pelo direito de fumar. Vencido, recorreu ao Tribunal de Haia com a sustentação de seus direitos nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela qual toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades, sem qualquer distinção.
Na época do julgamento, o próprio Homem Fumaça fez a sua defesa, porque nenhum advogado interessou-se em defendê-lo por considerar o seu gesto politicamente incorreto. Milhares de pessoas foram às ruas de Haia em manifestações contra o fumante, sendo apedrejado na frente do Tribunal e salvo milagrosamente por policiais.

Ao final do julgamento, o Tribunal de Haia concedeu o direito de fumar ao Homem Fumaça, mas desde que permanecesse em local distante do resto da humanidade. Exilou-se, então, na Ilha de Martim Vaz, situada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, tornando-se o seu único habitante.

Cinco anos mais tarde, o Homem Fumaça voltou a ser notícia quando uma embarcação do Green Peace naufragou nos perigosos rochedos submersos situados ao largo da Ilha de Martim Vaz, causando a morte dos oito passageiros. A intenção do Green Peace era manifestar-se contra a presença do fumante naquela ilha, a poluir o ar das tartarugas e dos pássaros que lá costumam fazer os seus ninhos.

O corpo do último fumante do planeta foi encontrado por militares mantidos na ilha de Trindade, que fica próxima a de Martin Vaz. Os militares do Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade eram incumbidos de levar mantimentos ao Homem Fumaça, inclusive de fornecer folhas de tabaco, para que ele pudesse fabricar artesanalmente os seus charutos, desde a proibição mundial da fabricação de produtos tabagistas.

Ontem, os militares estranharam não encontrar o Homem Fumaça próximo ao local da entrega dos mantimentos. Dois voluntários, protegidos com roupas especiais contra o fumo, foram a terra e encontraram o corpo do fumante em sua cabana. As bóias que circundavam a ilha com o aviso de “Perigo – Local de Fumo” já foram retiradas.

A autópsia deu como causa da morte o uso do fumo. O Homem Fumaça tinha 93 anos de idade e morreu solteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário