quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Entrevista de emprego

O portal da UOL (www.uol.com.br) apresentou interessante matéria sobre a maneira de como se deve comportar-se o entrevistado durante a entrevista de emprego. A matéria foi baseada nos ensinamentos do Professor Sandro Caramaschi, da UNESP, e na obra “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow, editora Vozes.

Levando em conta o fato de que no próximo ano teremos novos Prefeitos em muitos Municípios, e muita gente está pensando em conseguir emprego nas Prefeituras, transcrevemos algumas dicas apresentadas na publicação da UOL, enriquecidas com nossas valiosas contribuições.

Dicas de comportamento:

Olhos - olhe nos olhos do entrevistador, mas não constante ou fixamente, o que pode representar agressividade. Olhar desviado (olhando para os lados), por sua vez, pode representar desinteresse. Aliás, se você for responder uma pergunta e ficar olhando para o lado esquerdo do interlocutor, a resposta é mentirosa; se ficar olhando para o alto, a resposta foi inventada. Em suma, mesmo mentindo ou inventando não deixe de olhar o entrevistador, pois mesmo que ele saiba que a história é irreal, ele ficará impressionado com a sua cara de pau.
Cabeça - mantenha a cabeça erguida, para demonstrar confiança, mas não muito erguida (o queixo longe do pescoço), o que pode representar arrogância. Ou seja, a distância entre o queixo e o pescoço deve ser de uns quatro dedos. Mais do que isso é arrogância.
Sorriso - sorrir é aconselhável, demonstra expressão positiva e descontraída, mas não fique dando gargalhadas, pode parecer um verdadeiro idiota. Não comprima os lábios, sinal de tensão; sorria com os lábios abertos, mas, antes, procure um dentista para fazer uma vistoria nos seus dentes.
Postura - não se sente na ponta da cadeira, dá a impressão que quer fugir, ou pode escorregar e cair no chão. Utilize o assento todo, mas não vá cometer a descortesia de limpar a cadeira antes de se sentar.
A postura corporal deve ser ereta, mas não em demasia, pode transmitir tensão. Em outras palavras, não fique corcunda nem estufe o peito.
Inclinação - não se incline ou “deite” na cadeira, dá sinal de indiferença. Em certos momentos, projete-se para frente, a fingir interesse na conversa do entrevistador.
Gestos - evite gestos repetitivos, tipo levar as mãos à boca, esfregar as mãos e coçar partes do corpo (certas partes do corpo são estritamente proibidas de serem coçadas durante a entrevista). Esses gestos indicam angústia e, em alguns casos, falta de higiene.
Cotovelos - não se debruce na mesa e aponte os cotovelos na direção do entrevistador. E nada de colocar os cotovelos na mesa e apoiar a cabeça com as mãos. Expressa hostilidade.
Braços - gesticular facilita o encadeamento das ideias, mas não abra muito os braços, isso desvia a atenção do entrevistador. Assim como bebida, use os braços moderadamente.
Mãos - apóie as mãos na mesa com as palmas para cima. Isso é sinal de receptividade. Todavia, já tentei ficar com as palmas das mãos para cima e confesso que é muito difícil. As mãos normalmente se posicionam com as palmas para baixo. A solução seria amputar as mãos ou não apoiá-las na mesa.
Pernas - pernas e braços cruzados representam resistência. Homens têm mania de se sentar com as pernas arreganhadas; as mulheres são mais recatadas. Fiquem com as pernas juntas, mas não cruzadas. Horrível esse costume de ficar com os braços cruzados. Advogado gosta de ser fotografado com os braços cruzados, não sei o motivo.
Pés - ponha os pés no chão e com as pontas direcionadas ao entrevistador. Não descanse os pés na mesa dele, em hipótese alguma.
Cumprimento - o aperto de mãos deve ser firme, mas não a ponto de esmagar a mão do entrevistador. Nada de cumprimentar somente com as pontas dos dedos.

Bem, se você não conseguir seguir as dicas acima, recomendo mandar um advogado para representá-lo na entrevista. Ou, então, o seu padrinho político, acho essa hipótese mais acertada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário