segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A criatividade das empresas

Não deixo nunca de ler a coluna de Lucy Kellaway publicada todas às segundas-feiras no Jornal Valor (aliás, muito bem traduzidas, mas o jornal não divulga o nome do tradutor, o que devia ser obrigatório).

A ferina Kellaway relatou as abobrinhas de ouro de 2012, publicadas nas propagandas, editais e relatórios das grandes empresas. Maravilhosas preciosidades!

Uma empresa que fabrica portas de alumínio descreve os seus serviços como fornecedora de “soluções de entradas”... O que é isso, companheiro???

A CEO da empresa Burberry (fabricante de roupas de luxo) escreveu no seu relatório anual: “No canal do atacado, a Burberry saiu de portas não alinhadas com o status da marca e investiu na apresentação, tanto por meio de coleções aprimoradas, como de lojas personalizadas”. Quem entendeu ganha uma Nhã Benta da Kopenhagen.

Novas expressões no mercado publicitário:
- “Solugenharia”, da empresa de engenharia Yanmar;
- “Inovalor”, do governo de Taiwan;
- “Sustentagilidade”, da empresa Atos Origin;
- “Phygital”, da empresa Momentum UK;

Novos cargos nas empresas:
- “Inventóloga-Chefe”, na empresa Inventium. Descrição do cargo: “tornar as pessoas dínamos da inovação”. Espero que a Inventóloga não leve um choque.

A arte de explicar o motivo de demissões em massa:
Citibank: “otimizar a área dos clientes através das geografias”. Ah, bom! Agora está explicado o motivo da demissão de 1.100 funcionários. Vai ver que nenhum deles era bom em geografia, a dizer que Buenos Aires é capital do Brasil, ou Rio de Janeiro fica no Caribe.  

Fatos negativos disfarçados em positivos:
O relatório da Religare ao mencionar a queda nos lucros: “o lucro operacional desaumentou 23,3%”. Eis aí um novo verbo que eu não conhecia: Desaumentar! Realmente, não fica bem dizer no relatório que o lucro caiu, mas, desaumentou tem uma conotação - vamos dizer - mais suave, uma forma mais elegante de dar uma notícia ruim. “Sinto informar que a sua avó desviveu”, seria um exemplo que poderíamos aplicar.

A danada da jornalista deu o prêmio de Abobrinha de Ouro de 2012 ao Citigroup. A grande instituição financeira divulgou que agora vai oferecer “conselhos clientecentrados”, o que deve ser algo de enorme relevância aos seus clientes, embora ninguém saiba o que isso significa.

E ainda dizem que abobrinha só dá no Brasil.

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