domingo, 21 de abril de 2013

O bebedor de vinho


- Vamos degustar um vinho?

- Degustar? Bem, eu gosto de beber vinho...

- Vinho não se bebe, degusta!

- É mesmo? Puxa! Com toda a minha idade eu não sabia disso...

- Ora, não fique chateado! Essa ignorância a respeito de vinho é comum entre os leigos... Deixe-me examinar esta carta de vinhos... Ah! Este aqui é interessante... É vigoroso, traz notas de frutas negras e chocolate no nariz...

- Nós vamos degustar vinho ou comer chocolate?

- Ah-ah, esta é boa! Estou dizendo que o aroma lembra chocolate... Este outro é bem interessante! De cor rubi, tem aromas com notas de frutas vermelhas e couro!

- É mesmo? E eu que só sinto gosto de vinho quando bebo...

- Desculpe, mas você é um ignorante na arte de degustar vinho.

- Tem razão, me desculpe, eu não sabia que precisava fazer curso para beber vinho...

- Não! Não se apoquente! Mas degustar vinho é uma arte que se aprende com a experiência.

- Eu sou um burro! Estou com setenta anos e bebo vinho desde os dezesseis e nunca senti gosto de couro... Aliás, nem sei como é gosto de couro.

- O couro não é no gosto, é no aroma!

- Quer dizer que antes de beber um vinho eu preciso cheirar um couro?

- Ah-ah, você está brincando... Veja esse outro! Um vinho honesto! Bom frescor, leveza dos taninos, revela notas de cassis e amoras.

- Nossa! Tudo isso no vinho? Eu nunca comi cassis!

- Ah-ah, você é muito gozado... Mas eu vou pedir este aqui! Excelente! Taninos sempre presente, fruit bombs, cheio de corpo, frescor aportado pela acidez, de cor rubi quase negra, varietal mas com influência malbec e origem merlot, um blend de meritage, de caráter polido e uvas colhidas antes de amadurecidas, um ótimo vinho, a lembrar frutas vermelhas e exóticas.

- Quanto custa esta maravilha?

- Deixa-me ver... Bem razoável... R$480,00 a garrafa.

- O quê? Pagar R$480,00 por uma garrafa de vinho?

- É o que eu digo, degustar vinho é uma arte cara.

- Desculpe, meu amigo, mas em vez de degustar não podemos simplesmente beber um vinho? Olha aqui! Piriquita a quarenta reais, está muito bom!

- Piriquita? Este vinho jamais degustarei!!

- Tudo bem! Pede então essa salada de frutas e você paga a conta!

- Não vou fazer isso! Desperdiçar um vinho como este com um ignorante como você. Garçom!! Traz um Piriquita!

- E bem gelado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário