terça-feira, 23 de abril de 2013

O IPTU e o passeio

Eu estava em casa quando o carteiro entregou o carnê do IPTU. Junto ao carnê havia um comunicado da Prefeitura que dizia assim:
“Prezado Contribuinte,
O senhor vai notar que o IPTU deste ano sofreu um aumento de 20% sobre o valor do ano passado. Este aumento decorreu da valorização do seu imóvel, em função do incremento do mercado imobiliário em sua região. Parabéns pelo aumento do seu patrimônio! Se o senhor puder dedicar um tempo à sua Prefeitura, ficaríamos honrados com a sua visita ao Setor de Relacionamento, no endereço abaixo, para nos dar a oportunidade de mostrar como foram aplicados os recursos tributários dos contribuintes”.

 Curioso, resolvi visitar o referido Setor. Fui recebido por uma moça muito simpática que propôs um passeio ao bairro onde moro. Em uma van moderna, limpa e ar condicionado funcionando, dirigida por um educado motorista devidamente uniformizado, fomos visitar, primeiramente, uma nova escola municipal, instalada em prédio de primoroso acabamento, dotada de ginásio esportivo, piscina de águas azuis como o céu, biblioteca, salão de informática (com dezenas de computadores ligados a Internet), sala de videoconferência, refeitório de imaculada limpeza, cozinha moderna, salas de aula com mobiliário novo e confortável, onde os estudantes radiantes ouviam atentos os ensinamentos das diligentes professoras.

- Aqui, está uma parte do seu IPTU, disse sorridente a acompanhante.

Dali, formos ao novo Posto de Saúde do bairro. Recepção reluzente e enfermeiras atenciosas, atendimento imediato aos pacientes na emergência, equipamentos de última geração, laboratórios de todos os tipos de análises, e funcionando; sistema perfeito de controle, e médicos de todas as especialidades prontos para servir.

- Um pouco do seu tributo foi aplicado aqui, disse a moça.

Seguimos depois até a praça do bairro. Uma enorme área de lazer, para crianças e idosos, um bosque para passeios e caminhadas, com vários bancos confortáveis para descanso e leitura. Mesinhas de jogos, um gramado aberto onde crianças corriam sob os olhares vigilantes, mas tranqüilos, das mães. Ao lado, um teatrinho de marionetes divertia a criançada e os pais.

- Parcela do seu dinheiro está investida aqui, meu senhor, comentou a moça.

Passeamos nas ruas do bairro, todas pavimentadas e sinalizadas, espaçosas e margem exclusiva de ciclovias, onde somente os ciclistas transitavam. Garis mantinham as vias limpas e bem varridas, ajudados por caminhões equipados de detergentes e escovões. Passamos ao lado de um ônibus onde todos os passageiros viajavam confortavelmente sentados, e o motorista, sorridente, dirigia na velocidade permitida.

- O seu IPTU foi usado aqui também, explicou a moça.

A acompanhante fez questão de me deixar em casa. Quando estacionamos, os lixeiros recolhiam o lixo da minha casa e o depositava em um moderno caminhão compressor.

- Aí está a taxa de coleta de lixo que o senhor paga, disse a moça apontando o caminhão.

Foi neste momento do sonho que eu acordei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário