segunda-feira, 29 de abril de 2013

Revivendo as posturas imperiais

Um portentoso Município está querendo (ou já fez) conveniar com o Estado, dando poderes à Polícia Militar para fiscalizar as posturas municipais. Vai daí o renascimento das antigas posturas imperiais, em situações como estas:

- POLÍCIA!!! O senhor tem alvará deste estabelecimento?
- Não senhor, eu...
- INTERDITE-SE!!! O senhor está preso!!!

- POLÍCIA!!! O senhor pagou a taxa do Alvará?
- Não senhor, estou sem dinheiro...
- INTERDITE-SE!!! Multa de um conto de réis ou prisão de cinco dias!!!

- POLÍCIA!!! O senhor pagou a taxa de ambulante?
- Não senhor, eu não sabia...
- APREENSÃO DA MERCADORIA!!! Multa de duzentos mil réis ou dois dias de cadeia!!!

- POLÍCIA!!! O senhor tem alvará da vigilância sanitária?
- Não senhor, eu tenho alvará da Postura...
- INTERDITE-SE!!! Multa de quinhentos mil réis ou três dias de prisão!!!

- POLÍCIA!!! O senhor está vendendo pastel de camarão?
- Eu vendo pastel de carne, queijo e camarão...
- APREENSÃO DA MERCADORIA!!! O senhor só pode vender pastel de queijo. Multa de cem mil réis ou um dia de prisão!!!

- POLÍCIA!!! A senhora é manicure?
- Faço cabelo e unha...
- INTERDITE-SE!!! O seu alvará só permite fazer cabelo!!! Multa de cem mil réis ou um dia de prisão!!!

- POLÍCIA!!! Foi o senhor que podou aquela árvore?
- Foi. Os galhos estavam entrando na minha casa...
- ESTÁ PRESO!!!

- POLÍCIA!!! Qual é o tamanho deste peixe que o senhor pescou?
- Ele tem, mais ou menos, dois palmos de comprimento...
- ESTÁ PRESO!!! Peixe tem que ter três palmos, no mínimo, de comprimento!!

- POLÍCIA!!! O senhor tem licença desta placa de propaganda?
- Mas esta placa é só informativa...
- APREENSÃO DA PLACA!!! Multa de trezentos mil réis ou dois dias de prisão!!

- SOCORRO!! Policial, estão assaltando a minha loja!!!
- Ora, minha senhora!! Não está vendo que estou ocupado, fiscalizando este camelô? Chama a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiro, o Exército da Salvação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário