terça-feira, 14 de maio de 2013

Manicômio Fiscal – O Alvará do Estabelecimento

Da série “Conversa de Botequim”


- Turiassu Campo Livre!!! Como vai esta magnitude?
- Grande Onefrino!!! Vamos apertar os ossos!!
- O amigo vai beber o quê? Eu estou de Sanga Funda!
- Maravilhosa, mas hoje vou de cachaça mais forte... Garçom!! Me vê uma Seleta!!
- O amigo parece aporrinhado, aconteceu alguma coisa?
- Ah! Hoje eu tive de ir a Prefeitura para tirar alvará de um cliente, tu sabes...
- Meu Deus!! Tu ainda tens coragem?
- O que vou fazer? Sou contador e o cliente está pagando...
- Pagando pouco pela chateação! Continuam as exigências?
- Tudo aquilo, mas o problema é ficar andando de setor a setor.
- Quantos cadastros têm a Prefeitura?
- Eram quatro e agora tem mais um, no Urbanismo.
- E tem que ir a todos?
- Isso! E todos pedem os mesmos documentos...
- A Secretaria de Finanças tem dois, não é mesmo?
- Isso! Um Cadastro Imobiliário e outro Mobiliário...
- Não poderiam juntar num só?
- Acho que sim, mas o Imobiliário trata do imóvel e o Mobiliário trata do Estabelecimento.
- Pera aí, não entendi. Estabelecimento não está no imóvel?
- Claro que está! Mas um cadastra os dados do imóvel e o outro cadastra os dados da atividade.
- Coisa esquisita... E você teve que ir aos dois?
- Pois é! Havia uma dívida de IPTU e me mandaram resolver no Imobiliário.
- Pelo visto o seu cliente é relapso.
- Nada disso! O meu cliente é locatário! A dívida era do proprietário!
- E para tirar alvará, o IPTU tem que estar em dia?
- Pois é.
- O que as calças têm a ver com a cueca?
- Sei lá... Às vezes a cueca está suja e a sujeira pega nas calças, eu não sei...
- E se o proprietário não pagar o IPTU o seu cliente não tira alvará?
- Não tira! Nem que a vaca tussa!
- Caramba!! Conseguiu resolver?
- Ah, tive que pagar o IPTU. Meu cliente que resolva com o proprietário.
- Bem, pelo menos resolveu e saiu com o alvará...
- Que alvará nada! Me mandaram ao cadastro da Vigilância Sanitária!
- Qual é a atividade?
- Escritório de advogado...
- E escritório de advogado precisa de Vigilância Sanitária?
- A Prefeitura diz que precisa... Tive que pagar outra taxa...
- Taxa de quê?
- Já paguei Taxa de Alvará, Taxa de Vistoria, Taxa de Fiscalização de Posturas, Taxa de Vigilância Sanitária...
- Nossa!! Um caminhão de taxas...
- E ainda tem Taxa de Meio Ambiente, Taxa de Urbanismo, Taxa do Bombeiro, Taxa da OAB...
- Puxa!! Como é caro tirar um alvará...
- E todo ano tenho que pagar tudo novamente...
- O quê!? Garçom!! Vou trocar a Sanga Funda por uma Seleta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário