terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Gafieira Brasileira

O Senhor Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência da República, é uma pessoa que merece respeito, mas deve ter cuidado com o vexame. Conforme diz o estatuto da nossa gafieira, dance a noite inteira, mas dance direito! Aliás, o que não é permitido, pelo artigo 120, são as regras seguintes: o distinto subir na parede, dançar de pé pro ar, morar na bebida sem querer pagar, abusar da umbigada de maneira folgazã. A gafieira brasileira também exige respeito!


Disse o nobre senhor que o modelo atual de gestão pública exibe sinais preocupantes de desgaste, e é necessário um novo projeto capaz de ir além dos temas batidos de inclusão social e distribuição de renda. Disse ele que tudo que foi feito ainda é insuficiente. E desabafa: “Fizemos tanto por essa gente e ela agora se levanta contra nós?” A expressão “essa gente” significa o povo brasileiro. E que se levanta contra o governo através das manifestações, passeatas e rolezinhos. Ao fim, está a dizer que o povo é ingrato.

Parece que o ilustre Secretário-Geral não percebeu ainda, por toda a sua existência, que povo silente, submisso e obediente é povo burro, ignorante e inofensivo. Quer manter o povo assim? Que lhe dê apenas o mínimo para sobreviver e o distraia com festas, shows, carnavais e futebol. Povo subnutrido, inculto, deseducado é povo fácil de se lidar. Sentindo-se abandonado, aceita facilmente um líder populista, aquele que lhe dá tostões e o atrai com discursos retóricos apimentados de piadinhas chulas. Há vários exemplos na História. Um deles é o Hitler.

E não vamos esquecer a compensação post-mortem. Aos tristes e desesperados as igrejas acolhem, e lhes oferecem uma vida melhor depois de morto, ou, quem sabe, algum milagre nesta vida terrena a preço módico de uma indulgência. Em outras palavras, seja bonzinho e obediente nesta vida de pobreza e será recompensado no paraíso, quiçá aqui mesmo, mediante um pagamento extra.

Todavia, se você deseja uma revolução, eduque o povo. Dê-lhe condições de pensar e você terá novos problemas a resolver, pois o povo passou a enxergar. Quem lê, pensa e acaba lendo tudo que lhe cai nas mãos, até bula de remédio se também tiver boa visão. E certamente vai ler, inclusive, o Estatuto da nossa Gafieira, principalmente os artigos dos nossos direitos. Vai entender a obrigação do Estado em prestar serviços públicos de excelência, como transporte digno para seres humanos e não para animais; tratamento de saúde que realmente trata as pessoas com educação, eficiência e rapidez; escolas que realmente ensinam e não essas atuais que fingem ensinar; moradias condignas e não essas favelas horizontais do programa “minha casa minha vida”.

O que aconteceu, de fato, na Gafieira Brasileira foi a vitória incontestável do governo Itamar Franco contra a inflação que afligiu o povo brasileiro durante o tal “desgoverno sarney”, com inflação superior a 50% ao mês. Debelada a perda escandalosa do valor real do salário, o povo passou a consumir mais, as indústrias e o comércio prosperaram e o número de empregos aumentou. A economia cresceu, o povo aprendeu a ter um gostinho, e começou a pensar, a conversar, a refletir sobre sua própria sorte. Disse o ilustre governista: “Satisfeita a demanda, a exigência passou a ser por serviços públicos”. E queria o quê? O povo continuar aplaudindo enquanto convive com esse achincalhe que chamam de serviços públicos? Que continuaria lendo apenas o artigo 120 das obrigações? Bom lembrar que o Estatuto da Gafieira Brasileira também tem os artigos dos Direitos do Cidadão.
Tá bem, moço?

PS. Aqui presto uma singela homenagem ao inesquecível samba “Estatutos da Gafieira”, de Billy Blanco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário