sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Certidão Negativa de Débitos

Da série: Manicômio Fiscal


A senhorinha entra na repartição e pergunta de pronto ao Fiscal de plantão:
- A minha certidão está pronta?
O Fiscal já a conhecia, de tantas idas e vindas à procura da tal certidão. A certidão já estava pronta, mas surgira um pequeno problema. Ele dá um sorriso acanhado.
- A sua certidão está pronta. A senhora assina este livro de protocolo e pode levá-la.
A senhorinha abre um sorriso e levanta os braços para o céu.
- Aleluia, Senhor! Finalmente a bendita certidão saiu do forno.
Ela assina o protocolo e o Fiscal entrega a certidão dentro de um envelope, rezando que ela não o abra. A reza não se aproveita, ela abre o envelope e lê a certidão. Leva um susto.
- Pera aí! Que certidão é esta?
O Fiscal, meio incomodado:
- É uma certidão positiva com efeitos de negativa... O IPTU de ano passado está em aberto...
A senhorinha se agita:
- Mas claro que está em aberto! Eu entrei com recurso! O IPTU dobrou o tamanho da minha casa!
O Fiscal mais do que incomodado:
- Eu sei, mas o recurso ainda não foi despachado.
A contribuinte já perdeu a calma:
- E eu tenho culpa? Entrei com o recurso já faz um ano e o Prefeito ainda não respondeu!
O Fiscal, de relance, pensa se o Prefeito tem alguma coisa com isso, se não é ele que responde aos recursos.
- Por isso que a certidão é positiva com efeitos negativos. Ela serve também como certidão negativa.
A senhorinha franze os olhos:
- Meu senhor, que diabo de certidão é essa, que diz uma coisa e serve pra outra?
- É assim mesmo. Esta certidão também é negativa.
A senhorinha não se convence:
- Como a mesma coisa? Esta certidão parece Shakespeare! “To be or not to be”! Ser ou não ser!
O Fiscal reagiu:
- Não senhora! A certidão parece que não é, mas é.
- Então é uma certidão que diz, mas não diz?
O Fiscal suspira:
- Mais ou menos isso.
A senhorinha está indignada:
- Escuta aqui, meu senhor! Eu quero uma certidão negativa, sem remelexo. Eu não quero uma certidão gay!
- Certidão gay?
- Isso mesmo! De gay enrustido, que não sabe ainda o que é. O senhor, por favor, tira essa certidão do armário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário