segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

As receitas municipais

Da série: Conversas de Botequim


- Meu querido Atanásio! Que prazer em vê-lo aqui na Capital!
- Doutor Pafúncio! Eu sabia que o encontraria aqui neste botequim! Como vai essa força?
- Tudo bem! Conseguiu dar uma escapada?
- Ah, eu tive que participar de uma reunião com o Governador... Um monte de Prefeitos... Fiquei lá no meio ouvindo discursos... Um saco!
- Vida de Prefeito é complicada... Vai beber o quê? Estou na Majestade...
- Muito boa! Mas eu vou de Dama da Noite, lá do vale do Jequitinhonha.
- Vou te acompanhar... Garçom!! Duas Dama da Noite Ouro aqui pra nós! E água mineral São Lourenço pra hidratar!
- Sabe, Pafúncio, eu estava precisando ter uma conversinha com você...
- Estou às ordens.
- Você, com a sua experiência, me diga: como faço para aumentar a receita do meu Município?
- Poxa... O teu Município é pequeno... A população não chega a vinte mil habitantes não é mesmo?
- Exatamente...
- Você vive praticamente do FPM que a União repassa, não é?
- Isso mesmo, mas eu não tenho como aumentar esse FPM?
- Só se a população crescer, der um pulo! Ou a receita da União aumentar!
- Mas todo mundo diz que a receita da União aumenta e não vejo isso no FPM!
- A receita da União aumenta nas contribuições federais. O IPI é usado como instrumento de incentivo ao consumo e as alíquotas do Imposto de Renda não podem aumentar porque prejudicaria as pessoas e empresas ricas.
- Então, o FPM fica na mesma?
- Fica na mesma, a não ser que o Governo instale no seu Município um presídio de uns vinte mil internos. Aí a população aumenta...
- Você está brincando... Não quero um presídio federal na minha cidade!
- Então trate de aumentar a população! Proíba a venda de camisinha, qualquer coisa!
- Ah-ah, você sempre engraçado! Não tem outro jeito?
- Bem, você cobra o IPTU?
- Não posso! O povo de lá nunca pagou esse negócio de IPTU! Já é tradição!
- Isso é renúncia de receita. O Tribunal de Contas não cria caso?
- O Tribunal que se meta na vida dele! Se eu cobrar IPTU nunca mais serei eleito! Nem de presidente do clube de pesca!
- Tudo bem, tudo bem, não precisa exaltar-se! E a cota-parte do ICMS?
- Não dá pra nada! O índice do meu Município tem um monte de zero na frente da vírgula, aquilo não melhora!
- Alguém controla este índice?
- Ora, claro que não! Isso é problema do Estado, não é?
- Se deixar na mão do Estado, não melhora mesmo... E o ISS?
- Só quem paga é o barbeiro. Aliás, já foi me procurar pedindo isenção.
- E os médicos, advogados, contadores?
- O meu Secretário tentou cobrar, mas eles disseram que são isentos...
- Isentos por quem?
- O meu antecessor mandou isentar todo mundo... Tem um decreto...
- Decreto isentando? Esta é ótima!
- Você não tem alguma ideia que não seja cobrando do meu povo?
- O seu partido é o mesmo do Governador?
- Não! O meu partido é adversário.
- Então, mude de partido... Puxa! Nota dez pra essa Dama da Noite! Que beleza de cachaça!
- Eu não disse? Vamos pedir outra dose? Mudar de partido é uma ideia...


Um comentário:

  1. TIRANIA...TIRANIA...
    Não é RECOLHER TRIBUTO...é PAGAR IMPOSTOS...!!!!
    Na DEMOCRACIA da Grécia , marcada por uma FORTE concepção de LIBERDADE centrada na PESSOA do CIDADÂO ,
    Era PROIBIDO a existência de impostos DIRETOS e pessoais...
    Havia apenas impostos INDIRETOS sobre o CONSUMO não só para manter o funcionamento do Estado , como também para outras atividades publicas para toda a população...
    Os IMPOSTOS DIRETOS e PESSOAIS eram considerados uma TIRANIA inadmissível ....!!!!
    Isso sim é JUSTIÇA TRIBUTÁRIA...
    Devemos HOJE fazer uma Reforma Fiscal e Tributária que PROIBA os impostos DIRETOS e apenas existam
    IMPOSTOS INDIRETOS JUSTOS , sobre o consumo , a poluição , os vícios e as importações...
    Recebendo o PAÍS o mesmo VALOR , mas apenas de forma INDIRETA e JUSTA...
    Se concorda PARTILHA e/ou ADERE aos grupos IMPOSTOS INJUSTOS NÂO , NOVO OCIDENTE , FILOSOFIA do DIREITO TRIBUTARIO
    Com o agradecimento do manuel.ferreira82@yahoo.com.br

    ResponderExcluir