sábado, 9 de agosto de 2014

O IPTU DO MICROEMPREENDEDOR

Da série: Manicômio Fiscal

O cidadão entra no setor de Plantão Fiscal da Prefeitura e se dirige ao servidor.

- Bom dia, o senhor é Fiscal?
- Sou, o que o senhor deseja?
- É o seguinte: moro em casa própria e pago ptiú como proprietário, mas agora eu sou MEI, conserto carro. O meu ptiú vai mudar?
- O senhor vai consertar carros na sua própria casa?
- Vou. Já tirei até o alvará. Eu tenho um quintal bom pra trabalhar.
- O senhor tirou o alvará aqui na Prefeitura?
- Bem, na verdade não sei. O despachante fez tudo pra mim.
- O senhor pode me mostrar o alvará:
O cidadão tirou um papel da pasta.
- Está aqui.
- Mas este papel não é da Prefeitura.
- Não é não?
- Não! É de uma tal Associação Protetora de MEI – APROMEI. Nunca ouvi falar nessa Associação.
- Mas está tudo certo! Paguei até as taxas.
- Que taxas?
- Um monte de taxas... Taxa de Alvará, Taxa de Licença, Taxa de Bombeiro...
- Foi pedido licença ao Bombeiro?
- Bem, eu só paguei. O despachante fez tudo.
- Meu senhor, isso aqui não serve. O senhor tem que tirar o alvará na Prefeitura.
- Não! Desculpe, mas o senhor está enganado. A Prefeitura não manda nada nesse negócio de MEI. É tudo com o governo federal, SEBRAI, APROMEI...
- Acho que o senhor é que está enganado. O alvará ainda é da competência do Município.
- Bem, não vamos ficar aqui discutindo, já vi que o senhor está desatualizado. O que eu quero mesmo saber é como fica o meu ptiú.
- Por enquanto tudo igual. O imóvel continua de uso residencial para a Prefeitura.
- Mas, se a fiscalização me pegar trabalhando lá?
- Nós vamos interditar por falta de alvará.
- Mas eu tenho alvará! Está aqui!
- Este alvará não serve! Tem que ser da Prefeitura!
- Mas a Prefeitura não manda mais nada!
- Já disse que o senhor está enganado! Se a gente pegar o senhor transformando a sua casa em oficina, nós vamos interditar!
- Puxa! O senhor está nervoso.
- O senhor não quer entender!
- Vamos deixar isso de lado. Eu queria pedir um favor ao senhor.
- Que favor?
- Quero mudar o meu nome no ptiú para Oficina Mecânica do Randolfo. Randolfo é o meu nome.
- O senhor fez alteração na escritura do imóvel?
- Não! Não precisa mais. Agora eu sou MEI!
- É claro que precisa!
- Bom, já vi que o senhor está totalmente por fora. Deixa pra lá. Eu vou procurar a APROMEI para mudar o meu ptiú. Pago uma taxa e APROMEI resolve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário