quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A liberdade da Imprensa e o Charlie Hebdo

O jornal francês Charlie Hebdo diz textualmente em suas capas que é “Jounal Irresponsable”. Ou seja, é um jornal que não assume as consequências dos seus atos. Um jornal que achincalha, ofende e avilta as pessoas, escudado no tal direito de expressão. Mas, o direito de expressão não abriga a ofensa e a difamação das pessoas.

Espertamente, o jornal não calunia pessoas, mas, sim, as suas crenças, a sua fé, a sua raça. Assim, procura impedir as ações judiciais de danos morais. Suas charges são escabrosas! Numa delas, retrata a Santíssima Trindade em atos de sodomia. Em outra, mostra a Virgem Maria dando à luz ao seu filho, Jesus. Não sou católico, mas imagino que os que são devem se sentir indignados com essas escandalosas ofensas à sua fé. E da mesma forma, os seguidores do islamismo também se chocam com as garatujas grotescas do Profeta.

O “jornal” Charlie Hebdo é racista, exalta o seu ódio às minorias, é xenófobo e ridiculariza outras culturas e outros povos, tudo através das charges por ele consideradas engraçadinhas e muito divertidas. E para tanto utiliza os estereótipos dos que sofrem perturbações fóbicas. Um bando de malucos, muito semelhante ao pequeno bando que acompanhava o início da caminhada de Hitler. Em outras palavras, nem que a vaca tussa, je suis Charlie.

Evidente que nada disso justifica o assassinato dos malucos. A dupla assassina não tolerou as ofensas e resolveu dar um fim à paranoia desses pseudos jornalistas. Um terrível erro! Mas não se deve achincalhar com a fé das pessoas, ainda mais que essas pessoas não têm e nunca tiveram o direito de resposta. Resolveram acabar com a sordidez usando a mais nefasta das soluções.

Sou a favor da liberdade da expressão e, por consequência, da liberdade de imprensa. Contudo, a imprensa deve assumir as consequências de suas publicações. Um jornal responsável respeita-se. Um jornal que se diz irresponsável, nem para uso no banheiro serve. E o pior é que agora todo mundo está comprando essa porcaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário