segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A corrupção e o suicídio

Nos idos de 2012, o governo chinês deu início a uma severa campanha de investigar e castigar servidores corruptos. Quando se diz “governo chinês”, entenda-se o Partido Comunista daquele país. De lá pra cá, um número aproximado de 250 mil servidores afiliados ao partido estão sendo investigados ou já são alvos de ações judiciais. Bom lembrar que todos os servidores são afiliados ao partido, mesmo que seja de mentirinha.
E a investigação não perdoa ninguém, pegando “moscas” e “tigres”. No linguajar chinês, “mosca” é o servidor de baixo escalão, e “tigre” é aquele que ocupa altos cargos.
Ocorre que, lá na China, quando o acusado morre durante as investigações ou ações ainda não transitadas em julgado, o processo é extinto e a família não fica obrigada a devolver os bens amealhados pelo de cujus, ou melhor, pelo falecido. Desta forma, a morte protege a família e qualquer cúmplice na tramoia.
Em tais circunstâncias, o governo percebeu alarmado o enorme número de suicídios, ou mortes com suspeita de suicídio, de membros do partido que estavam sob investigação. Como se sabe, na tradição chinesa o suicídio é tido como uma saída honrosa diante da vergonha da condenação.
Por isso, o governo chinês promoveu intensa pesquisa para saber as verdadeiras causas das mortes dos seus servidores/afiliados, a fim de apurar se a causa mortis foi natural, acidental ou proposital. E nova pesquisa deverá ser desenvolvida, devendo todos os funcionários responder interessantes quesitos, tais como:
1) “Você pretende se matar?”
2) “Em caso afirmativo, qual será o método a ser utilizado?”
Saltar de um prédio (   ); Dar um tiro na cabeça (   ); Praticar o haraquiri japonês (   ); tomar veneno (   ); enforcamento (   ); Outro método (   ) Explicar:
3) Em caso negativo, não precisa responder os demais quesitos.
4) “Antes de suicidar-se você pretende deixar uma carta à família?”
5) “Em caso afirmativo, qual será a justificativa do seu ato?”
Depressão (  ); Desonra (  ); Traído pelo cônjuge (   ); Doença terminal (   ); Distúrbio psicológico (   ); Saco cheio (   ); Outro motivo (   ) Explicar:
6) “Se você foi corrupto, qual o valor total de propinas recebidas?” Em Yuan:
7) “Onde você guardou o dinheiro roubado?”
Banco estrangeiro (  ); Debaixo do colchão (  ); Enterrado no chão (  ); Na casa da sogra (  );       Gastou tudo (   ).
8) “Quem foi o corruptor?”
Contribuintes (  ); Empreiteiras (  ); Governos Estrangeiros (  ); Diretor da Petrobrás (  ).
9) Identifique o nome do(s) corruptor(es):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(se o espaço acima não for suficiente, escreva no verso desta folha).

As informações acima são de caráter confidencial e somente serão usadas em ações judiciais e nos pedidos de pena de morte contra você.

O Partido agradece sua colaboração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário