quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conversas judiciais



Gabinete luxuoso, mesa de mogno, poltronas de couro, tapete persa. Dois senhores conversam, bebericando um uísque.
- Eu lhe digo, meu amigo, não tem cavalo como o Quarto de Milha! É insuperável!
- Pois eu lhe afirmo que não há nada igual ao Anglo-Árabe!
- Mas é difícil de criar aqui no cerrado...
Um assistente chega à porta e a conversa é interrompida.
- O que foi, Anaclócio?
- Excelência, achei uma decisão de 1953.
- Trata do mesmo assunto?
- Bem, Excelência, são assuntos diferentes, mas, em tese, são idênticos.
- Ótimo! Recheia com algumas bobagens, junta essa jurisprudência e manda bala!
O assistente se retira. O visitante pergunta:
- Muitos processos?
O outro dá um suspiro prolongado.
- Milhares, meu amigo! E estou querendo limpar o estoque!
O outro dá um gole no uísque.
- Eu também! E faço igual a você: junto algum precedente e despacho!
O outro concordou.
- O jeito é esse! É seguir o ditado, “nada se cria, tudo se copia”.
- De Lavoisier.
O outro deu uma gargalhada.
- Não! De Lavoisier é “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
O outro fez um gesto de pouco caso com a mão.
- Melhor ainda! Pega uma decisão antiga e a transforma em decisão atual.
- Essa é a minha política!
O outro abanou a cabeça.
- Na falta de uma melhor, não é mesmo?
- E existiria uma política melhor?
O outro se serviu de mais uma dose.
- Na verdade, existe, mas impossível de aplicar.
- Qual é?
- Ler os processos e basear-se em conclusões próprias.
Agora foi a vez do outro dar uma gargalhada.
- Ler os processos? Quem tem tempo para isso?
O outro levantou as mãos.
- Nós não temos, mas seria o melhor se tivéssemos tempo para ler e examinar com calma o teor das petições.
O outro resmungou.
- Hum, com milhares de processos no arquivo... Imagine se fôssemos ler tudo.
- É, eu sei, mas em compensação a gente gasta um tempo enorme procurando jurisprudência.
- Ora, quem faz isso são os assessores.
O outro deu um sorriso.
- Então, um brinde aos assessores!
Brindaram.
- E aí, quando você vai visitar o meu haras? Quero lhe mostrar um Anglo-Árabe que acabei de comprar.
- Posso ir amanhã. Devo levar a esposa?
- Claro! Vamos preparar um churrasco... Me diz uma coisa, amanhã já é quinta-feira?
- É, quinta-feira!
- Puxa, a semana está voando...  





Nenhum comentário:

Postar um comentário