segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O imaginário brasileiro

- Como vai, Juvenal?
- O meu nome é Paul McCartney.
- Este é o seu sonho? Mudar o seu nome?
- Não é sonho, o meu nome é Paul McCartney.
- Você trabalha?
- Estou desempregado, mas jogo toda a semana na megasena.
- Espera ganhar?
- Vou ganhar se Deus quiser.
- Não ponha Deus nos seus sonhos!
- Ponho, sim, porque dependo Dele para concretizar minhas aspirações.
- Você quer um milagre!
- E quem faz milagre é Deus!
- Está certo, mas você deve contribuir com alguma ação própria.
- A minha parte é jogar e aguardar o milagre.
- Você estuda?
- Não, porque não tenho dinheiro.
- E você não tem dinheiro porque não trabalha...
- Pois é! Esse círculo vicioso me pegou.
- Mas têm escolas gratuitas...
- Não perderei tempo em escola gratuita... Sou Paul McCartney!
- Você canta?
- Na prática, não. Mas me imagino cantando para milhares de pessoas.
- Você, Juvenal, vive do imaginário.
- Ora, o que você quer? Afinal, sou um brasileiro...
- Ótimo! Um pouco de realidade!
- Sou um brasileiro que pensa grande!
- Ser Paul McCartney?
- Isso! Quero ser um americano rico e poderoso!
- Paul McCartney é inglês...
- Tudo a mesma coisa! Primeiro mundo!
- E que mundo é o Brasil?
- Brasil é um país do futuro!
- Futuro quando?
- Ah! Não sei! Desde criança eu ouço que o Brasil é um país do futuro.
- É verdade... Um país com segurança, ensino bom para todos...
- Transporte rápido e confortável, atendimento de saúde eficiente...
- Logradouros públicos limpos e organizados... Enquanto não chega o futuro você sonha...
- E quando sonho eu sou muito feliz!
- Mas a vida real...
- Não fale em coisa ruim, Deus castiga!
- Está bem, não falo mais em realidade.
- Muito bem! E, afinal, quem é você?
- Meu nome é Dr. Tertuliano, mas pode me chamar de Jesus Cristo!
- Caramba! Você sonha alto!
- Eu sonho em ser o filho de Deus! O Seu representante na Terra!
- Isso é que é sonho! E eu querendo ser um simples Paul McCartney.
- Sonhar não custa nada! Por que sonhar por baixo?
- Tem razão! Posso pedir um favor ao Senhor?
- Pode, meu filho.
- O Senhor pode me dar uma dica para a próxima mega sena?


Nenhum comentário:

Postar um comentário