quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O desespero dos ladrões e vagabundos


Estamos no fim de ano e a crise vai continuar no próximo. Desemprego, inflação alta, PIB negativo, escândalos, impich, nunca se viu situação tão péssima na história deste país. E dentre as categorias sociais, uma, aliás, de destaque nacional pelo universo de participantes, a categoria Y4 (inventei o código porque não consegui identificá-lo no CNAE), composta de ladrões (atividade principal) e vagabundos (desatividade congênere), está desesperada, sem saber mais a quem roubar ou furtar e de quem receber uma ajudazinha, respectivamente.

O Ministro Levy já foi demitido, mas cumpre aviso prévio. O Presidente da Câmara se esconde da Oficial da ‘Justiça’ para não ser notificado. A Presidenta não sabe se arruma as malas ou curte os netinhos (acho que é só uma netinha). O impagável ex-presidente Lula joga a culpa da deseducação brasileira nos portugueses (logo ele que diz que a história do Brasil começou em 2003). O vice Temer diz nada temer (apesar do nome) e já faz pose de Presidente. E os políticos, em geral, jogam os seus computadores e celulares na lixeira e nunca usaram tanto os fornos das churrasqueiras para queimar papel. Essa mandinga que persegue o país nem erva brava resolve!

Mas, voltando aos ladrões e vagabundos (não pense, por favor, que o ‘voltando’ é pura ironia), esse grande setor econômico não sabe como sair da crise. Os seus departamentos de marketing tentam inovar e descobrir novos produtos de receitas. Outro dia, fui quase vítima de um novo produto (o Disk Titio). Tocou o telefone lá de casa:

- Alô!
- (voz alegre) Meu tio, que saudade!
- Quem está falando?
- Poxa! Não reconhece mais a minha voz?
- Ah! Meu sobrinho Carlão! Como vai meu querido?
- Ando meio atrapalhado com umas coisas, mas vou levando.
- E o seu pai, o ingrato do Inácio que não dá notícia?
- Também está com dificuldades. Estamos precisando de uma ajudazinha...
- Poxa! Lamento saber. Acho melhor você falar com o seu tio.
- Mas é o que eu estou fazendo!
- Não está não! Eu não tenho irmão chamado Inácio e sobrinho chamado Carlão.
- Pom, pom, pom.

E, parece perseguição, recebi outro telefonema:

- Alô!
- (voz chorosa) Pai, fui sequestrado, pai.
- Poxa! Faz o seguinte meu filho: liga para o meu telefone especial de chamadas de sequestro, e liga urgente porque ele está desocupado agora!
- Pom, pom, pom.

De qualquer forma, cuidado, pessoal! Um pequeno descuido e os ladrões e vagabundos aproveitam. Jingle Bell para todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário