sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Operação Picanha


“As notícias, quando são sempre as mesmas, depois de algum tempo se tornam entediantes”, disse Umberto Eco em “Cemitério de Praga”. E, assim, como ninguém mais quer saber da tragédia de Mariana (exceto as pessoas que estão sofrendo na carne), do impich da Presidente, da desfaçatez do tal Cunha, da roubalheira geral, dos maus tratos às esposas (o castigo da infidelidade é o escárnio da indiferença), a morte dos cinco rapazes (no Brasil, assassinar cinco seria considerado chacina se as vítimas fossem brancas), enfim, tanta coisa ruim acontecendo que o melhor é esquecer. Não ler as manchetes dos jornais, passar vazado pela página dos cansativos artigos retóricos (como são chatos esses atuais articulistas de jornais, meu Deus do céu!), e procurar nas entrelinhas alguma coisa interessante.

E foi aí que encontrei a Operação Picanha!

A imprensa noticiou que um Auditor da Receita Federal recebia peças de carne de um frigorífico para não autuá-lo. Denunciado, a Polícia Federal montou a Operação Picanha, e depois de demorada investigação prendeu o esfomeado servidor público. O caso ocorreu na bela cidade de São José do Rio Preto, cidade que possui umas três excelentes churrascarias.

A Polícia apreendeu uma ilustrativa tabela de preços da propina na casa do carnívoro:
Infração
Propina
Não cumprir obrigação acessória
Uma costela inteira de boi gordo
Receber mercadoria sem nota fiscal
Dez quilos de picanha maturada
Vender sem nota fiscal
Dez quilos de picanha e dez quilos de fraldinha
Receber boi sem registro
“Mix” de costela, picanha, filé e miolo de alcatra
Receber uma boiada sem registro
Um traseiro completo desossado

Segundo depoimento de vizinhos, o guloso auditor fazia churrasco em todos os fins de semana e convidava todo mundo. Há fortes suspeitas, mas que não foram comprovadas, de que havia também propina de carvão e cerveja.
Ele foi condenado a oito anos de reclusão e sem direito de comer carne na prisão. Não lhe deram nem o direito da delação premiada. Se assim lhe fosse permitido, ele poderia devolver um espeto de coração de galinha. E já temperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário