domingo, 31 de janeiro de 2016

A Petrobrás na Comunidade

As obras inacabadas do COMPERJ

Operários em greve na COMPERJ
Há três anos ausente, eis que retorna à Comunidade o pedreiro Anastácio, mais conhecido como Bokão, na forma que ele costumava assinar os orçamentos de obras. Lá estava ele sendo cumprimentado pela turma na frente da banca de jornais do Daniel. Todos estavam felizes, Bokão é boa gente, além do mais, ele é quem resolvia os problemas de consertos em nossas casas, o único em quem a gente confiava. Durante a sua ausência, Chinelinho, profissional avulso, pau pra toda obra, tentou assumir a posição, mas foi um desastre, não sabia nem fazer o traço do concreto. Todos sentiam saudades do Bokão.
- E aí, Bokão! Que prazer em vê-lo!
- Bom dia, doutor! Como vai dona Leilane?
- Vai ficar feliz com o seu retorno, um monte de coisas pra consertar lá em casa. Você veio pra ficar ou está de passagem?
- Vim pra ficar, doutor. As obras da Petrobrás acabaram, entendeu?
- Você estava em Itaboraí na obra do COMPERJ, não é?
- Não! A obra do COMPERJ já parou há muito tempo, entendeu? Eu estava terminando uma obra em Macaé, de uma firma estrangeira, entendeu?
Bokão tem a mania de encerrar suas frases com o tal ‘entendeu?’.
- E não tem mais nada lá pra fazer?
- Nada importante, entendeu? Parou tudo, e pra fazer biscate eu prefiro fazer aqui onde moro, entendeu?
Dona Zica das Tainhas aproveitou:
- A parede da minha casa está toda rachada, Bokão. Você pode dar uma olhada? Estou com medo de cair...
- Passo lá na segunda-feira, Dona Zica.
Dona BPereira, sempre atrevida:
- Bokão, a sua mulher andou reclamando da falta de dinheiro. Você não ia ficar rico lá na Petrobrás?
Bokão deu um sorriso amarelo.
- Sabe que é, a gente pensa, a gente sonha, entendeu? No primeiro ano até que foi bom, sobrava um bom dinheiro, entendeu? Mas, depois, atrasavam o pagamento, cortaram a ajuda na pensão, cortaram o dormitório, foi uma barra, entendeu?
Daniel perguntou:
- Você foi demitido?
- Eu e todo mundo, entendeu? Está tudo parado, obra inacabada, tudo estragando, enferrujando, dinheiro jogado fora, entendeu?
Entrei na conversa:
- Parece que eles vão retomar a obra de uma refinaria.
Bokão coçou a cabeça:
- Acho que dá pra salvar alguma coisa, entendeu? Uma boa parte vai ter que refazer.
Henheco, o eletricista comunista, resolveu participar:
- A Petrobrás está quebrada! O melhor é vender logo tudo pros gringos, colocar uma faixa de vende-se no mapa do Brasil!
- Mas quem vai comprar uma porcaria dessa? – perguntou Daniel.
Dona Zica das Tainhas comentou:
- A minha casa eu não vendo. Está toda rachada, mas é minha...
Dona BPereira deu aquela sonora gargalhada:
- Quase vendeu! Se não fosse eu, você venderia!
Dona Zica, com voz tímida:
- É verdade, meus filhos queriam que eu vendesse pra pegar a parte deles. O pastor queria 15% de dízimo. O que ia sobrar não dava pra comprar outra.
Dona BPereira falou alto:
- Cambada de safados! Queriam te enganar, mas não deixei!
- Fez muito bem – disse Chinelinho.
E Bokão deu um sorriso:
- Pena que não tinha uma BPereira na Petrobrás, entendeu?
Todos nós entendemos. Não tinha uma BPereira na diretoria e nem no Conselho da Petrobrás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário