segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mensagens Natalinas

Fato comum nas empresas e no serviço público o envio de mensagens dos dirigentes aos seus funcionários e servidores. A importância dessas mensagens é... nenhuma! Aliás, podem ser verdadeiros tiro no pé.

O motivo maior do fracasso de tais mensagens é a intenção do dirigente em se mostrar criativo, ou inteligente, aos olhos dos subalternos. E, pior, quando quer divulgar suas crenças e ideologias. Abaixo, algumas pérolas de mensagens verdadeiras de fim de ano:

 “Companheiras e companheiros, vamos à luta!” (o que é isso, cara? Os funcionários já estão cansados de ir à luta. Não precisam de mais motivação).

“Estamos atravessando um período turbulento, mas a verdade prosperará” (isso é mensagem natalina ou discurso de preso político?).

“2015 foi um ano difícil, mas de muita superação” (superação de quem?).

“Que a nossa parceria seja sinônimo de sucesso” (parceria? Estou fora).

“Agradeço a todos por tudo que consegui neste ano que já está acabando” (que cara egoísta, só pensa nele!).

“Muita luz neste Natal e ano novo, pois a vida é um presente iluminado; que todos os dias do ano novo sejam iluminados para você e sua família” (puxa, e quem vai pagar a conta da luz?).

“Lanço a todos o desafio de alcançarmos as nossas metas, e que sejam premiados os que atingirem a perfeição de suas tarefas” (em outras palavras, os que não forem perfeitos no trabalho vão ser demitidos sumariamente. Isso é mensagem natalina ou bilhete de advertência?).

E a mensagem discurso? Vejam esta: “Quisera, Senhor, neste Natal, armar uma árvore e nela pendurar, em vez de bolas, os nomes de todos os meus amigos. Os amigos de longe, de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos. Os constantes e os intermitentes. Das horas difíceis e os das horas alegres. Os que sem querer eu magoei, ou sem querer me magoaram...” (vamos parar aqui, porque ninguém consegue ler toda a mensagem).

Bem, o melhor teria sido não enviar mensagem nenhuma. Ou então, um singelo “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”. Nada criativo, mas sem medo de errar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário