quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Império ataca nos Tapajões!

Ao fundo, majestoso navio singra as águas do Tapajós. Em frente (que coincidência!), o barquinho que estou vendendo, muito bom pra pesca do pirarucu. Os interessados, cartas para redação.
O enorme navio invade as águas do Tapajós e ancora na orla de Santarém. Mais de mil espiões do império, todos com mais de setenta anos de vida útil, lançam seus olhos belicosos e suas bocas famintas em direção às riquezas da Amazônia. Espantam-se com as águas cristalinas do Tapajós, sua imensa extensão, profundidade e largura. Atônitos, chegam à conclusão que o Mississipi seria um mero igarapé na bacia amazônica.

Os espiões fazem conta: a água é elemento essencial à vida e custa um valor médio de cinco centavos de real por litro. Já o petróleo, custa U$0,25 por litro, ou R$1,00 (na base de 158 litros por barril e valendo U$40.00). Mas o petróleo é substituível por outros produtos e a água, não. Chegará um dia em que a água será mais valiosa do que petróleo, e o seu preço não será mais de ínfimos cinco centavos por litro. E a nação rica em água será poderosa. E, por este motivo, visada pelo Império. No Brasil, somente o aquífero Alter do Chão, reserva subterrânea localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, tem um volume de 86 mil km³ de água doce, potável e despoluída, o suficiente para abastecer cem vezes a população mundial. Importante: o aquífero Alter do Chão nada tem a ver com a mais bela praia fluvial do planeta, Alter do Chão, situada em Santarém. Mas o aquífero passa por baixo de Alter do Chão, talvez daí o seu nome, ou vice-versa.

Os espiões continuam fazendo conta: cada pessoa necessita de 3,3 m³ de água por mês, ou 110 litros de água para atender necessidades de consumo, higiene e outras coisas. A vazão do Rio Amazonas é de 200 mil m³ por segundo, ou 200 milhões de litros por segundo! A dizer, então, que somente a vazão do Rio Amazonas daria para manter mais de 1,818 milhão de pessoas por mês, e isso com apenas um segundo de vazão!

A nossa teoria da conspiração conclui que o império está de olho na nossa Amazônia, no nosso Tapajão! E esses velhinhos simpáticos, disfarçados com aquela vestimenta ridícula de caçador de jacaré, ou integrante de tour-safari no Central Park de Nova York, já devem estar enviando informações secretas para o grande ataque, que pode ser à bala ou a dinheiro (levando em conta os nossos políticos, mais provável que seja a dinheiro). O Império ataca! E a piorar, o mercenário Harrison Ford está agora do lado dele!

Nota: É provável que haja algumas falhas nos cálculos acima, mas, de qualquer forma, o recado foi dado.

Um comentário:

  1. Recado muito bem dado, adorei!!! Pena que muitos não se preocupam em preservar essa nossa riqueza, abçs

    ResponderExcluir