sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Nome do evento

Vejo anúncio de diversos eventos, tudo muito interessante, mas o pessoal anda se atrapalhando com a denominação a batizar o acontecimento, chamando-o de Curso, Workshop, Simpósio, Seminário, Congresso, a deixar o público totalmente perdido, sem saber exatamente em que participou ou vai participar. Como modesta colaboração, vamos dar nome aos bois:

Curso – detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas, tendo por objetivo ensinar a fazer. Exige teoria e, principalmente, prática, com testes e exemplos práticos.

Workshop – tem, também, caráter de treinamento, tendo por objetivo discutir temas específicos, com apresentação de casos práticos. No workshop o publico participa intensamente, com a presença de um moderador, a dividir a sessão em três momentos: exposição, discussão da matéria e conclusão final.

Simpósio – tem como objetivo informar, esclarecer ou explicar novos assuntos ou novidades sobre determinada matéria, sem participação imediata do público, o que poderá ser feito ao final da exposição.
Seminário – tem como objetivo suscitar o debate sobre determinados temas. Seminário é discussão, tendo cada expositor um tempo para apresentar suas ideias, seguida de debate com o auditório. Em geral, constitui-se uma mesa de expositores, com um moderador.

Congresso – tem como objetivo a reunião de especialistas em determinadas áreas do conhecimento, para apresentação de resultados de estudos e pesquisas. Em geral, divide-se o tempo com conferências de especialistas convidados e outro de resumos de apresentações previamente inscritas pelos participantes, e aprovadas pela comissão organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário